segunda-feira, 16 de maio de 2011

A DOCE POESIA!


A doce poesia!
Chegou à hora do encantamento com as palavras; poesia é isso: brincar sem compromisso, imaginar, inventar e reinventar... É dar mais sabor, alegria e vida às palavras. As crianças são nossos grandes mestres nesta arte, pois com elas o que vale é a emoção, o divertimento... Vamos recorrer à poesia para tornar nossas aulas mais prazerosas, e nossos alunos mais encantados pela leitura.
Por isso, é importante que os professores incentivem os alunos a lerem poesias em sala de aula. A poesia é algo maravilhoso, fascinante de se trabalhar com os alunos, desperta a imaginação, pois, pode ser usado como ferramenta pedagógica na forma de entretenimento, estimulando assim, a criatividade, aquisição da linguagem, enriquecimento do vocabulário, além de desenvolver a capacidade de leitura e oralidade, tornando a aula mais alegre e divertida.  Trabalhar de forma lúdica com poemas e poesias faz a criança mergulhar no mundo das idéias e dos sentimentos.
Ensinar a bela arte Poesia na escola é incentivar para a leitura com forma de  se expressar, reivindicar, falar ao mundo do mundo ou do seu próprio mundo e brincar com as palavras, expressar seus sentimentos e relacionamentos. Ela desafia a própria razão, afinal lida com o que é de humano. Ela é uma comunicação especial, própria de cada um, com seus encantos e desencantos, mas belos e profundos. É cabe a nós o dever de ser o mediador e o iniciador das crianças neste mundo da leitura. Mundo este prazeroso, lúdico e agradável.

Um comentário:

  1. Caras alunas,

    Muito bom a reflexão sobre a importância de trabalhar com poesia, mas o grupo nao deixou claro quaais as possibilidade de trabalho em sala de aula, conforme foi solicitado na atividade, ou seja, na prática como poderemos planejar?

    "Após aberto o Tópico, o grupo deve debater acerca do texto lido, enfatizando as possibilidades de trabalho com poesia nas séries iniciais".

    Abs,
    Zezé

    ResponderExcluir